Quem sou eu

Minha foto
O meu inicio na meditação se deu através de um livro do monge zen budista, Thich Nath Han - Para Viver em Paz-Editora Vozes, Thich Nhat Han já foi indicado ao Premio Nobel da Paz, ele é minha grande fonte de inspiração para as praticas meditativas. Meu foco são as meditações dinâmicas que podem ser aplicadas na vida cotidiana por isso são descritos vários tipos de práticas. As práticas meditativas transformaram minha vida e hoje sou mais centrado e feliz, consegui também frear e diminuir muito meus pensamentos. Praticante há muitos anos de práticas meditativas, através da Sociedade Budista do Brasil tive contato com monges de outros países onde pude desenvolver mais a minhas práticas. Participei em 2004 de um retiro de meditação com monges do Monastério do Thich Nhat Han. Em 2013 me tornei professor de meditação. As praticas meditativas devem ser incluídas paulatinamente em nossa vida diária como estilo de vida, a Plena Atenção ensinada por Buda pode ser vivenciada em qualquer lugar ou situação.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

MOMENTO ZEN 3ª Edição

Editor Mario Nigri Iampolschi

momento.zen.mario@hotmail.com  
_________________________________________________________________



 Pergunta do leitor: 



Mario já comecei a fazer a meditação lar cheguei, nossa parece fácil,  mas como a minha mente está muito poluída, estou me esforçando ao  máximo para me concentrar, um grande bj.





Mario N. Iampolschi


R: Não se preocupe, isso é normal, quando a mente está poluída é como um lago com aguas turvas, você não consegue enxergar o fundo, por isso nos começamos a vivenciar a meditação quando nossa mente está tranquila,  assim treinamos,  com o tempo você vai conseguir vivenciar a meditação também quando estiver com a mente poluída.  


Tente sentir esse mantra, sinta que realmente está em seu lar verdadeiro,  depois passe para felicidade - cheguei", sinta esta felicidade, e quando começar a sentí-lo, você vai entender o que  é felicidade.

A felicidade é um estado mental, o Budismo trabalha para purificarmos nossa mente e sermos felizes.


" Não fazer o mal,cultivar o bem e purificar a própria mente esse é o conselho de todos os budas "  _ texto das recitações ao Buda

  


O mestre Thich Nhat Han disse:


Não pronuncie um Mantra maquinalmente, pois isso também é mente dispersa".




A  mente dispersa é o oposto de mente alerta, que é estar em plena Atenção.



Obrigado por me perguntar, pois assim quando eu respondo para você, estou respondendo para mim também. 


      
                                       


  

Momento de Reflexão:  Monsieur Bino: 


letra : Joyce.


assistam aqui o video
  >>>> http://www.youtube.com/watch?v=HKwMLuVjDZE



Olha aí, monsieur Binot
Aprendi tudo o que você me ensinou
Respirar bem fundo e devagar
Que a energia está no ar  
Olha aí, meu professor,
Também no ar é que a gente encontra o som
E num som se pode viajar
E aproveitar tudo o que é bom
Bom é não fumar
Beber só pelo paladar
Comer de tudo que for bem natural
E só fazer muito amor
Que amor não faz mal
Então, olha aí, monsieur Binot
Melhor ainda é o barato interior
O que dá maior satisfação
É a cabeça da gente, a plenitude da mente
A claridade da razão
E o resto nunca se espera
O resto é próxima esfera
O resto é outra encarnação


A Meditação é isso, o barato interior, a claridade da razão, "respirar bem fundo e devagar", esse é o caminho da paz,  vou lhes explicar:  quando respiramos assim por algum tempo, nós reduzimos nossa frequência  cerebral, e poderemos entrar em Alfa, um estado prazeroso e relaxante.  



FREQUÊNCIA ALFA

Fonte: Somos Todos Um

As ondas vibratórias emitidas pelo cérebro em estado alfa estão abaixo de 14 ciclos/segundo. 

Fisicamente a pessoa está de olhos fechados, com os sentidos parcialmente adormecidos, num estado de descontração e relaxamento profundo que corresponde ao pré-sono ou adormecimento.  

Após muita prática consegue-se chegar a esse nível de olhos abertos.  

As ondas alfa são comuns antes  do sono profundo e um pouco antes de acordarmos totalmente; é o estado que Jung chamou de estado “hipnagógico”;  corresponde ao que chamamos ”estado de consciência superior”, pois a pessoa ultrapassar a barreira mental e entra num estado de percepção extra-sensorial, tendo pensamentos intuitivos e criativos. 

Podemos entrar nesse estado através de relaxamentos, pois quando aprofundamos a atividade cerebral, baixamos do estado beta para as ondas alfa que são mais lentas. A nossa consciência se expande. Flui energia criativa e desaparece a ansiedade, aparecendo uma sensação de paz e bem-estar.   

As ondas alfa são excelentes para a solução de problemas, para memorização, relaxamento e para a prática de visualização com o objetivo de melhorarmos nossos desempenhos em todas as áreas de nossas vidas. 

Nesse estado alterado de consciência sem uso de quaisquer drogas temos mais acesso às nossas capacidades que são chamadas de paranormais.

Ao funcionarmos nesse nível de consciência abrimos uma porta para estados de consciência mais profundos onde “todos somos um” (UNICIDADE). 

Nesse estado de consciência, quando chegamos à ciclagem 10.5 ciclos por segundo, atingimos a Schumann Resonance - a freqüência do campo eletromagnético da Terra. Nessa freqüência consegue-se a telepatia,
premonição, retrocognição, etc... "



INSPIRE E EXPIRE E VIVA MELHOR



Autora: Dra. Aparecida Enomoto



As emoções estão intimamente ligadas ao ritmo respiratório. 

Quando você está diante de emoções desagradáveis como medo, aflição raiva e ansiedade sua respiração acelera e aumenta a frequência cardíaca
e você absorve menos oxigênio.

Enquanto que uma respiração lenta e profunda aumenta a taxa de endorfina dos hormônios do humor e do prazer, alivia as dores e é  também responsável por acalmar e tranquilizar , refletindo o bom funcionamento do organismo e no bem estar geral fisiológico e mental.  





Mario N. Iampolschi  
Hora da pratica:  



Vamos  nesta semana desacelerar nossa mente e nosso corpo, vocês lembram como meditar andando (l Edição), nós diminuimos nosso ritmo caminhando e tentamos acompanhar os movimentos junto com a respiração, lavando a louça, arrumando a casa, trabalhando, andando na rua, por exemplo se estivermos com pressa, nós aceleramos, mas continuamos respirando lenta e profundamente, assim nós geramos concentração e ficamos conscientes, normalmente nós fazemos nossas atividades sem consciência dos movimentos de nosso corpo e respiração, agimos  mecanicamente.

Se  formos a uma reunião podemos respirar assim, gerando consciência para a reunião, quando o telefone tocar podemos respirar três vezes antes de atender, assim estaremos presentes para qualquer que seja o assunto.    Isso chama-se Plena Atenção, é a energia da consciência  ensinada pelo Buda (vejam na ll Edição a historia do Buda e a Mosca- Texto do osho). 

Porquê é bom agirmos em Plena Atenção?

R: Para gerarmos Consciência pura do momento presente, normalmente interpretamos tudo através de nossos condicionamentos mentais gerados pelos nossos pais , sociedade, crenças , etc.  Buda nos ensinou a vermos a vida com os olhos das coisas- em-si-mesmas e não com a ilusão de nossa mente.   

Nossa mente distorce o que vemos , ouvimos , quando alguém faz uma reclamação muitas vezes  não escutamos realmente, ficamos pensando o que responder, assim não podemos responder corretamente e nem mesmo defendermos se for preciso, mas se respirarmos lenta e profundamente, ficamos cônscios e podemos responder à altura. Outra consequência é que nossa Raiva desacelera junto com a Plena atenção, nós nos sentimos mais positivos em relação a  vida,  


vamos experimentar ?    
                                                                              

                                                                           NAMASTÊ.                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário