Quem sou eu

Minha foto
O meu inicio na meditação se deu através de um livro do monge zen budista, Thich Nath Han - Para Viver em Paz-Editora Vozes, Thich Nhat Han já foi indicado ao Premio Nobel da Paz, ele é minha grande fonte de inspiração para as praticas meditativas. Meu foco são as meditações dinâmicas que podem ser aplicadas na vida cotidiana por isso são descritos vários tipos de práticas. As práticas meditativas transformaram minha vida e hoje sou mais centrado e feliz, consegui também frear e diminuir muito meus pensamentos. Praticante há muitos anos de práticas meditativas, através da Sociedade Budista do Brasil tive contato com monges de outros países onde pude desenvolver mais a minhas práticas. Participei em 2004 de um retiro de meditação com monges do Monastério do Thich Nhat Han. Em 2013 me tornei professor de meditação. As praticas meditativas devem ser incluídas paulatinamente em nossa vida diária como estilo de vida, a Plena Atenção ensinada por Buda pode ser vivenciada em qualquer lugar ou situação.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

MOMENTO ZEN 5ª Edição

Editor Mario N. Iampolschi


momento.mario.zen@hotmail.com
  














SUGESTÃO DO LEITOR       

Qual a diferença entre Meditação e Concentração ?   
 
 

Mario N. Iampolschi 


Na  Meditação Budista, meditar não significa ficar pensando em algum assunto, já a concentração significa focar em um único objeto e permanecer com ele, na meditação nós não precisamos ficar focados em um só objeto. 



Na Meditação da Plena Atenção ao corpo nós nos movemos e respiramos com consciência, e estamos atentos também atentos aos objetos externos  é uma consciência que não escolhe.


A meditação na verdade é quando unificamos corpo  e mente no que estivermos fazendo no momento presente,  sem ficarmos divagando no passado ou futuro.

"A respiração consciente é um fio condutor que une o corpo e  mente ao momento presente "   - Thich Nhat Han



Os Monges das florestas da Tailândia  meditam desta forma :  Usam o mantra buddho:  (desperto buddho: iluminado). Nos sentamos em posição meditativa, fechamos os olhos, com a coluna ereta,   respiramos 3 vezes profundamente,  mentalizamos o mantra BUDDHO,  exemplo:


BU                =  aproximadamente 3 segundos mentalizamos


Inspiração  =   no mesmo tempo da mentalização


DDHO          =  aproximadamente 3 segundos mentalizamos


Expiração   =  no mesmo tempo da mentalizaçao 


As sílabas mentalizadas  duram  o tempo de cada inspiração e expiração.

Se vierem pensamentos ( e eles vão vir),  você retorna gentilmente a metalização 
BU-DDHO  .    

A duração nas meditações sentadas duram de 5 a 30 minutos de acordo com sua habilidade, o ideal que no inicio da pratica começar com 5 minutos e ir aumentando aos poucos esse tempo.
    

Meditação Vipassana é a mais antiga e tradicional praticada pelos ciões

anciões também conhecida como meditação da introspecção ou sabedoria.    



Você se senta em posição meditativa ou se tiver dificuldades em uma cadeira, sempre mantendo a coluna ereta, você tenta relaxar nessa posição,  pode colorar duas almofadas no chão e sentar na ponta delas,     você pode também praticar antes a meditação andando descrita na I Edição, assim você já chega relaxado.   


Você fecha os olhos,   coloca os outros sentidos na periferia , ficando atento apenas a respiração sem modificá-la , observa a entrada e saída do ar na ponta do nariz  (sentindo o toque do ar  nessa região) e/ou o subir e descer do abdômen, ex:  quando você inspira sentindo o toque do ar nas narinas você pode observar que o abdômen sobe, e quando você expira o abdômen desce junto com a expiração,  você também pode sentir acompanhando o tempo que do  ar  entrando e saindo dentro das narinas.


Quando vierem os pensamentos, você usa a contagem da respiração de 1 a 5 ou 1 a dez,  mentalizando como faz com os mantras:



inspirando mentaliza um,  expirando um , inspirando dois expirando dois até chegar ao cinco ou dez, depois você volta igualmente em  ordem decrescente, então quando a mente se acalmar você retorna a simples observação da respiração.

Eu tenho feito uma prática que aprendi num livro sobre relaxamento, você mantém a coluna ereta  e olha para cima na altura da testa,  , sem mexer o rosto apenas os olhos,  depois fecha os olhos,  isso relaxa nossa mente e  nos deixa pronto para meditação, quando estiver agitado , você também  pode fazê-lo em qualquer lugar mantendo os olhos abertos

A Meditação Vipassana traz intuição e sabedoria, também é  utilizada na Inglaterra por Empresários que desejam obter diretrizes para  seus negócios.


Na Meditação Zen Budista você pode praticar igual a Vipassana , sendo que você fica de frente para a parede e tem a  opção de ficar com os olhos abertos ou semi-serrados . 









A IMPORTÂNCIA DA CONCENTRAÇÃO     

Para aprendermos qualquer assunto precisamos de Concentração e Atenção , no Budismo nós treinamos a atenção e concentração quando respiramos e nos movemos com consciência, em Plena Atenção.

Buda utilizou o objeto mais fácil para se concentrar ,  que está conosco 24 horas ao dia,  dentro de nós, a  Respiração Consciente,  e através dela ele alcançou a Iluminação (Nirvana).

A prática da Concentração Budista nos é muito útil, para estudarmos, para fazermos nossos pedidos ao universo, para orarmos,  para realizarmos nossos sonhos, nossas metas ,  para nos concentrarmos em nosso trabalho, para melhorarmos nossa saúde física e mental diminuindo as emoções  que nos envenenam, ela pode nos trazer paz e felicidade.
 


Outras linhas de meditação:



Meditação Cristã:


senta-se numa cadeira,fecha os olhos e se pronuncia uma palavra num ritmo lento com sílabas de igual duração ex: Ma-ra-a-tha ouvindo suave e continuamente sem imaginar ou pensar em nada, se pensamentos ou imagens surgirem, retorna-se a repetição da palavra.


Meditação para dormir bem:

Fonte: Somos Todos um - Instituto do Sono


1. Sente-se em um ambiente tranqüilo, com as luzes apagadas. Deite, feche os olhos e preste atenção em seu corpo. 

2. Perceba cada ponto de tensão. Comece por cabeça, pescoço, ombros e vá descendo e relaxando ponto a ponto.

3. Observe o ritmo da respiração e vá fazendo com que ela aconteça na altura do abdômen e não no tórax. Isso melhora a oxigenação e libera emoções contidas. Relaxe, até dormir.


Recomendações:   
Vá para o quarto apenas quando já estiver com sono. Faça esse exercício todas as noites, durante 15 minutos.




Mario Iampolschi

ESCLARECIMENTO SOBRE A PRÁTICA  BUDISTA 
O Budismo pode ser praticado como religião ou como  apenas Estilo de Vida, existem Judeus , Cristãos, Evangélicos ,  Espíritas que frequentam o Templo Budista .

Buda não era um Deus. Ele nunca fez esse tipo de afirmação, nem de que ele era o filho de algum Deus ou mesmo o mensageiro de algum Deus. Ele era um ser humano comum que aperfeiçoou a si mesmo e ensinou que se seguirmos o seu exemplo também poderemos nos aperfeiçoar. "      

O Budismo certamente não é o único meio de crescermos na vida, algumas pessoas preferem outros ensinamentos ou práticas e se sentem bem com eles.    Nós budistas aprendemos muito com os não Budistas, os próprios Monges estudam muito  outros assuntos como Física Quântica, Teologia, Yôga, etc.

Mesmo que você tenha outras crenças ou filosofia de vida, você pode estudar a prática budista e tentar encaixá-la em sua crença ou filosofia de vida sem precisar mudá-la.  



PENSEM NISTO  

"UM QUADRO VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS"

- UMA PRÁTICA VALE MAIS QUE MIL TEORIAS



                                               HORA DA PRÁTICA   








Vamos unir a Meditação Vipassana à dos Monges da Floresta :

Você pratica como explicado acima  a  Meditação Vipassana, só que antes de apenas prestar atenção na entrada e saída  do ar você mentaliza o mantra BUDHO, quando achar que está firme no mantra então passe para a simples observação da  respiração, quando vierem os pensamentos você volta para o mantra ou se preferir use a contagem da respiração. 

Aqueles que nunca fizeram a Meditação Sentada,  comecem com 5 minutos apenas, se não conseguirem meditar não se preocupem isso é normal, vocês podem procurar um centro de meditação, um templo budista, ou podem me mandar uma mensagem que eu os ajudarei.   


Nesta quinzena vamos aumentar nossa consciência através da plena atenção para que possamos modificar nosso temperamento negativo em relação a vida, com a plena consciência vamos tentar enxergar e sentir a vida de maneira mais tranquila e feliz,   saímos da mente e entramos na consciência. 

O monge Dom da Sociedade Budista do Brasil  uma vez me disse :  nossa consciência na vida diária é muito fraca " esteja sempre conscientizado nas atividades cotidianas e veja isso como sua tábua de salvação,  e nos aconselhava sempre a estarmos conscientes de nossa consciência, estarmos conscientes de nossa consciência é apenas observarmos nossos pensamentos e sentimentos, e vermos se nos são benéficos ou destrutivos,  conscientização na vida diária é  plena atenção.
 


                                                                                           
                                                                                                                                                                                                             

                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário