Quem sou eu

Minha foto
O meu inicio na meditação se deu através de um livro do monge zen budista, Thich Nath Han - Para Viver em Paz-Editora Vozes, Thich Nhat Han já foi indicado ao Premio Nobel da Paz, ele é minha grande fonte de inspiração para as praticas meditativas. Meu foco são as meditações dinâmicas que podem ser aplicadas na vida cotidiana por isso são descritos vários tipos de práticas. As práticas meditativas transformaram minha vida e hoje sou mais centrado e feliz, consegui também frear e diminuir muito meus pensamentos. Praticante há muitos anos de práticas meditativas, através da Sociedade Budista do Brasil tive contato com monges de outros países onde pude desenvolver mais a minhas práticas. Participei em 2004 de um retiro de meditação com monges do Monastério do Thich Nhat Han. Em 2013 me tornei professor de meditação. As praticas meditativas devem ser incluídas paulatinamente em nossa vida diária como estilo de vida, a Plena Atenção ensinada por Buda pode ser vivenciada em qualquer lugar ou situação.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

MOMENTO ZEN 9ª Edição -

Editor Mario Nigri Iampolschi

momento.zen.mario@hotmail.com

 



   
Era uma vez um homem que aprendeu a viver lentamente … e ficou muito satisfeito com a sua nova vida e descoberta.

Como dava beijos lentos, duravam-lhe mais os amores.

Como dava passos lentos duravam-lhe mais os sapatos.

Como caminhava mais lentamente, apreciava melhor as paisagens.

Como imaginava com lentidão, durava-lhe mais o tempo.

Como sonhava mais devagar, os sonhos perduravam mais.

Como vivia lentamente, durava-lhe mais a vida.

Como comia e bebia devagar, saboreava as coisas boas da natureza.


Este seu viver resouveu-lhe uma infinidade de soluções; 
os problemas que o atormentavam, passavam-lhe 
à sua frente tão lentamente que os vivia sem grande intensidade.    



Hoje, lentamente … beija, caminha, imagina, sonha, vive, come e bebe e ... não tem relógio.



A FELICIDADE AINDA EXISTE! 


FonteREVISTA CONTRA RELOGIO


Para se livrar da ansiedade é preciso, em primeiro lugar, compreender melhor seu funcionamento.

A ansiedade resulta de um processo de aceleração da mente humana quando ela entra em contato com algo tido como novo, situação que geralmente a faz supor haver ameaças para a estabilidade do indivíduo. 


Ao preferir o conforto do conhecido, a mente acaba criando a ilusão de que é preciso controlar também o desconhecido, impondo à pessoa a obrigação de antecipar os acontecimentos.  


Boas ou más, daí surgem as expectativas.  No momento em que as sensações de instabilidade e insegurança passam a representar algo desagradável, começam a aparecer os quadros ansiosos. 


Trazendo para o mundo das corridas: imagine um corredor que vai participar de uma prova no dia seguinte. Está bem treinado, mas tem dúvidas sobre como chegar até a largada, não conhece direito o percurso, não tem certeza de como funcionará a organização do evento, não sabe como estará o tempo, essas coisas todas. Sua mente começa a acelerar: “...acordar a que horas? ...chegar quanto tempo antes? ...largar forte ou maneirar?... haverá água no primeiro posto?....estará quente?... será que a tal subida é mesmo puxada?” E acelera cada vez mais em busca das respostas que ainda não existem na sua mente. Dá-se então o looping da ansiedade, uma espécie de bola de neve que só faz crescer: quanto menos respostas encontra, mais a mente acelera, mais busca o controle e mais acentua a sensação de pressa. Posto o problema, como o corredor deve lidar com a situação? Como pode controlar, diminuir ou até mesmo eliminar os efeitos maléficos da ansiedade que sente? Os especialistas afirmam que para isso acontecer é preciso reduzir a atividade mental.


A desaceleração da mente gera uma sensação de paz de espírito e de calma, que reduz o quadro ansioso. 


Eis as recomendações:   



PARA DESACELERAR A MENTE


1- Respire fundo, lenta e compassadamente pelo maior tempo que você for capaz. Isto ajuda a desacelerar fisiologicamente o cérebro e, por consequência, a mente.

2- Procure entender que quando um problema novo aparece, a solução não está na sua mente. Tampouco no seu pensamento. Está no fato em si. Quando for possível, analise o novo e busque entendê-lo. Aumente as informações e o conhecimento sobre ele.

3- Admita - e aceite! - uma certa dose de falta de controle. Abra mão da prepotência de sua mente e entenda que não tem poderes para controlar tudo. Destino e sorte também fazem parte da vida. Ainda bem!

4- Em determinadas situações, agir é o melhor remédio. Problemas e novidades são resolvidos mais com ação do que com especulação. Concentre-se no seu objetivo e faça o melhor que estiver ao seu alcance.

5- Admita a possibilidade de perder. Não queira ganhar a qualquer preço. Este tipo de comportamento, além de acelerar a mente, aumenta e muito a chance de derrota.

6- Aceite conviver com a insegurança quando ela surgir. Não queira se livrar dela, não tenha pressa. Quanto mais você aceitar conviver com a insegurança, mais calmamente ela irá embora e mais a sua mente se acalmará. Quanto mais rápido você tentar se livrar dela, mais ela se tornará ansiedade.

7- Reconhecida como especialidade médica, a acupuntura costuma ser uma boa aliada. Massagens terapêuticas, Shiatsu, Do-in e terapias alternativas como a dos Florais
Cromoterapia e Biodança também podem ajudar a desacelerar.

8- Em último caso, quando a mente ficar buzinando internamente que o pior está por vir, use expressões mágicas do tipo: “Seja o que Deus quiser”, “Dane-se” ou “Estou preparado para o que der e vier”.
Experimente! Tentar não custa nada. Muitos já se deram bem. O próximo pode ser você.

Respiração ajuda a acalmar o sistema nervoso e tranquilizar a mente   

  

 
 

 

 

Fonte :Folha Online 

A ioga é uma importante aliada no combate ao estresse. Com exercícios de respiração e meditações, por exemplo, é possível reduzir os danos causados à saúde pela rotina das grandes cidades, melhorar a qualidade de vida e a sensação de bem-estar diariamente

LIDAR COM O ESTRESSE :


A resposta é a ioga "Ioga é serenidade." Bhagavad Gita (400-300 A.C.), índia. 

"Para acalmar o sistema nervoso e tranquilizar a mente estressada, sente-se confortavelmente com as mãos em jnana mudra: as pontas dos polegares e dos indicadores se tocam. Depois pratique a respiração alternada", indica Lark.

Mantra tranqüilo -  Quando se sentir esgotado, sente-se com a coluna reta e entoe o bija mantra SOM (pronuncia-se "soum") para acalmar o sistema nervoso.

Calmante iogue "Hoje, mais do que em qualquer outro momento da história da humanidade, as pessoas do Ocidente estão enfrentando estresses e tensões que estão além do seu controle. [] A ioga, mais antiga ciência da vida, pode ensiná-lo a controlar o estresse - não apenas no nível físico, mas também mental e espiritualmente." Swami Vishnu Devananda (1927-93), Índia.

Conheça seu sistema nervoso Quando você está calmo, seu sistema nervoso parassimpático está sob controle, e os sistemas do corpo, como respiração, digestão e eliminação, trabalham tranqüilamente.


Sob estresse, seu sistema nervoso parassimpático assume o comando e a resposta "lute ou fuja" se impõe, levando a sintomas como respiração curta coração acelerado.

Estenda a esteira A prática dos ássanas nos momentos de estresse estimula o sistema nervoso parassimpático a anular a resposta "lute ou fuja" e restaura a tranqüilidade.

Equilibre o estresse -  Um pouco de estresse pode fortalecer o sistema imunológico, desde que compensado por um período de descanso adequado - auto-reflexão e, de preferência, meditação. Quando estiver estressado, faça meditação diária para manter o equilíbrio.

Ioga inestimável - É nos momentos de maior estresse que você mais precisa da ioga. No entanto, é neles que fica mais difícil começar a prática. Saiba que não é o único a ter essa dificuldade, por isso obrigue-se a uma sessão de 10 minutos.

Deixe a ioga ajudar "A ioga é a destruidora da dor." Bhagavad Gita (400-300 A.C.), Índia.

Reconheça os ciclos de estresse Os iogues acreditam que tudo na natureza - incluindo nós - se move em ciclos. Quando seu corpo está estressadonão lute contra isso, pois leva a mais estresse. Evite ássanas extenuantes e faça mais meditação. (assanas são posturas )

Exercício de tensão-relaxamento - Se estiver tenso, deite-se de costas em um lugar calmo por 5 minutos. Inspirando, flexione os pés, aperte as coxas e tensione as nádegas. Solte enquanto expira. Depois inspire e tensione braços e mãos, erguendo os ombros na direção das orelhas. Solte enquanto expira. 

Por fim, tensione todo o corpo, incluindo o rosto, e segure a respiração. Expire como se estivesse esvaziando um balão antes de se virar e ficar em pé lentamente. Depois tome um copo de água.  

Guarde no interior - Ao sentar-se ou deitar-se para relaxar depois do exercício de tensão-relaxamento, feche os olhos e conduza a mente para uma lembrança especial - como uma viagem de férias. Mergulhe nas sensações reconfortantes que esses pensamentos evocam e guarde essa energia.

"Alternada", indica Lark. Espelho da mente Para Patañjali, a repiração irregular é o principal responsável pela desarmonia psicológica.


Respiração lentaprofunda  - A boa respiração é fundamental para a boa saúde. Por isso, nos momentos de estresse, faça a respiração longa e regular. Isso o trará para o presentelivre do estresse passado ou futuro. 

Reequilibrar a respiração -  Para acalmar o sistema nervoso e tranqüilizar a mente estressada, sente-se confortavelmente com as mãos em jnana mudra: as pontas dos polegares e dos indicadores se tocam. Depois pratique a respiração alternada.


Respiração ajuda a acalmar o sistema nervoso e tranquilizar a mente .

Um espaço sagrado - Crie seu próprio espaço pessoal para a meditação e a prática dos ássanas. Faça dele um lugar onde você possa se "desligar". De preferência perto de uma janela, para refletir sobre a natureza.

Faça um altar - Coloque uma vela, flores ou uma imagem inspiradora sobre uma mesa baixa em seu espaço sagrado.

Símbolo de meditação - Escolha um símbolo espiritual para meditar. Uma borboleta, por exemplo, indica a capacidade da alma de transcender dificuldades, ou a luz de uma vela pode representar a energia positiva.

Diminua o ritmo - Vá devagar em períodos estressantes: mergulhe na leitura de um livro quando estiver indo para o trabalho.

Viva lentamente "Todos os problemas da humanidade são causados por uma única coisa, que é a incapacidade de sentar-se calmamente em uma sala." Blaise Pascal (1623-62), França.

Aprenda com a tartaruga - Na fábula de Esopo "A Lebre e a tartaruga", a lebre sai na frente, mas sua mente está dispersa e, como um trabalhador estressado, esquece o que precisa fazer. A tartaruga, calma e metodicamente, segue pelo caminho, chegando ao destino antes da lebre - e com energia para continuar! A tartaruga simboliza o valor do olhar para dentro e da diminuição do ritmo em momentos estressantes.





 

MEDITAÇÃO DO SORRISO

Thich Nhat han

 
Thich Nhat Hanh,  dedicou um livro à ira:
Quando sentimos a ira tomar conta de nós, ele aconselha que retiremos alguns segundos para praticar o “yoga da boca”: de olhos fechados, inspira-se, sorrindo e dizendo para nós mesmos: 

“Eu sorrio.” Depois expira-se, sentindo o rosto, o pescoço e os ombros relaxarem e prosseguimos até nos sentirmos apaziguados. 

Nenhuma tensão resiste a esta prática Isto porque um corpo descontraído envia ao cérebro límbico, centro das emoções, mensagens apaziguadoras e este, por sua vez, remete-as para o organismo .

O nosso rosto possui mais de 30 músculos, explica Thich Nhat Hanh, e todas as tensões interiores se refletem neles. A prática deste exercício permite dissipar todas as tensões musculares e transformar a emoção negativa em tranquilidade”.
 
 

 

HORA DA PRÁTICA


Mario Iampolschi

Proponho esta quinzena praticarmos a Meditação do Sorriso , podemos praticá-la como as instruções acima ou de olhos abertos durante o dia, sempre que se sentir negativo apenas sorria, e veja como se sente. 

Em relação a ansiedade que é geradora do estresse, proponho que respiremos lentamente mesmo nas ocasiões que  devamos correr, vimos acima que a ansiedade é gerada também pela aceleração da mente por isso respiramos desaceleradamente pois a mente é um reflexo do corpo e o corpo é um reflexo da mente, assim também proponho vivermos lentamente quando possível, desacelerando o corpo nós melhoramos nossa concentração e atenção, e curtimos mais a vida, vivendo assim no que o mestre Thich Nhat Han chama de Mente Alerta,  diminuindo  nossos pensamentos em relação ao passado e futuro, vivemos mais presentes em Plena Atenção.

                                                                                                       

                                                                            NAMASTÊ

                                                             

                                                                

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário