Quem sou eu

Minha foto
O meu inicio na meditação se deu através de um livro do monge zen budista, Thich Nath Han - Para Viver em Paz-Editora Vozes, Thich Nhat Han já foi indicado ao Premio Nobel da Paz, ele é minha grande fonte de inspiração para as praticas meditativas. Meu foco são as meditações dinâmicas que podem ser aplicadas na vida cotidiana por isso são descritos vários tipos de práticas. As práticas meditativas transformaram minha vida e hoje sou mais centrado e feliz, consegui também frear e diminuir muito meus pensamentos. Praticante há muitos anos de práticas meditativas, através da Sociedade Budista do Brasil tive contato com monges de outros países onde pude desenvolver mais a minhas práticas. Participei em 2004 de um retiro de meditação com monges do Monastério do Thich Nhat Han. Em 2013 me tornei professor de meditação. As praticas meditativas devem ser incluídas paulatinamente em nossa vida diária como estilo de vida, a Plena Atenção ensinada por Buda pode ser vivenciada em qualquer lugar ou situação.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

MOMENTO ZEN 18ª EDIÇÃO


Editor - Mario Nigri Iampolschi  

ENTENDO NOSSA MENTE  

PENSAMENTOS 

EMOÇÕES 




Mario N. Iampolschi


Caros amigos leitores é um imenso prazer começar essa nova edição com uma palestra sobre o pensamento que participei , no budismo o pensamento correto é um dos oito caminhos ensinados pelo Buda para sermos felizes nessa existência.
Este  mestre nos falou em uma linguagem muito simples e clara sobre  tornarmos os nossos pensamentos nossos amigos, nossos aliados e não nossos inimigos...

Ele disse que muitas vezes nossos pensamentos se tornam os nossos verdadeiros inimigos e que temos o vício de pensarmos no lado negativo das coisas e  que todos os dias ao acordarmos nós recebemos uma cesta com sementes que ao longo dia vamos jogando no solo de nossa vida todos os tipos de sementes e são essas sementes que irão  determinar nosso futuro.


Esse mestre contou que certa vez uma pessoa bateu em sua porta pedindo dinheiro para comer, então sua esposa preparou um sanduíche de queijo com um copo de refresco, quando ele foi entregar o lanche o pedinte disse que ele queria era o dinheiro o xingou por isso,
- ele então o agradeceu  dizendo: 

- obrigado,
- o pedinte perguntou... porquê você está me agradecendo, eu estou te   xingando...

- ele respondeu: 

muito obrigado por você me ajudar a praticar a tolerância, que iria guardar esse lanche para alguém que realmente estivesse com fome,   e disse :

- você me xingou mas eu desejo que você vá com deus...  

Ele nos explicou sobre o que ele ganharia baixando seu nível ao do pedinte e xingando ele também ???


Esse mestre disse que fomos criados imagem e semelhança de deus e se somos essa imagem devemos cuidar de nosso corpo e que os pensamentos negativos acabam por nos criar doenças.

Citou também o exemplo de pessoas que sofrem de doenças que podem ser graves e que quando falam de suas doenças dizem que sabem que correm perigo mas acham que podem tentar melhorar e até mesmo se curar, essa pessoas tem mais chances de se salvarem do que as que pensam negativamente, as más emoções debilitam nosso sistema imunológico.


Disse que devemos tornar nossos pensamentos como os nossos verdadeiros amigos.


Nessa Palestra podemos fazer duas observações, a primeira é qual o tipo de sementes que estamos plantando e regando no nosso dia-a-dia.

O mestre Thich Nhat Han fala que todos os dias estamos regando algum 

tipo de semente, essas sementes encontram-se em nossa consciência armazém(vide 15ª edição parte ll) e quando regamos as boas sementes estamos deixando de alimentar as más sementes que se encontram dentro de nós e essas semente sobem a consciência mental sem aviso prévio não temos controle sobre elas e quando más e bem alimentadas tornam-se muito perigosas.

A observação seguinte é que esse "baixar o nível" serve também para os outros com que convivemos, então devemos ser educados não para os outros mas para nós mesmos pois se somos educados não iremos baixar nosso nível e estaremos nos protegendo, podemos nos defender com educação e firmeza sem baixarmos o nível, isso é agir com sabedoria nos defendemos pela razão e não pela emoção.





NOSSAS VOZES INTERIORES

Nossos verdadeiros amigos nos dão mensagens construtivas, eles não vão tentar piorar nossa situação e sim  tentar amenizar nossos sofrimentos com palavras amáveis e positivas, as vezes terão de dizer algumas palavras que não queremos ouvir mas com intuito de nos mostrar uma  realidade que não estamos enxergando no momento.

Durante o dia ouvimos nossas  vozes interiores, umas doces e amáveis outras egoístas, positivas, negativas mas a pior delas aquelas que externamos a explosiva onde perdemos o controle é claro que as vezes essa voz explosiva é necessária em alguns momentos críticos de nossas vidas , mas na maioria das vezes é um puro descontrole emocional.
Quando  tivermos inclinação a estourar com alguém,  pensemos se é realmente a ultima coisa a ser feita porque depois teremos que arcar as consequências no qual muitas vezes nos arrependemos,  quando "estouramos" com os outros atingimos a eles e as vezes a nós mesmos, mas para não explodirmos temos que estar conscientes de nossa consciência pois quando a mente vai para o campo emocional perdemos o controle de nós mesmos, vejam que perigo é não estarmos conscientes de nossos atos, palavras, pensamentos, emoções, pensem nisso...

O Mestre Osho nos ensina que o verdadeiro mestre "age"e não "reage", age a partir de seu centro, de sua consciência.

Thich Nhath Han  diz que devemos ter a mente alerta o tempo todo para não infligirmos sofrimento para nós mesmos para as pessoas que nos cercam (vide edição anterior).



OS SETE CORPOS EM QUE HABITAMOS

Os grandes mestres da humanidade num estudo comparativo de diferente formas falavam sobre o Eu Inferior e o  Eu Superior, vejamos uma dessas formas de definição: 
O triangulo -
é o Eu Superior  

Mente Pura
é aquela do amor ao próximo 
é a mente sem os desejos mundanos.

Intuição
vem de nosso Eu Superior no silêncio da mente inferior

Vontade -
vem nossa parte divina.

Anttahkarana-
 é a ligação ou ponte.

O quadrado -
é o Eu Inferior é a nossa personalidade 

Etéro Físico
é o nosso corpo físico. 

Energértico  -
 é a energia de nosso corpo físico.

Emocional- são as nossas emoções

Mente Concreta- mente de desejos
mundanos, egoísmo. 
           

Cada um desses corpos vibra nos outros subcorpos.

Quando estamos em um estado mental negativo intenso , a mente concreta vibra no sub-corpo emocional que vibra no sub-corpo energético e no sub-corpo físico gerando doenças, o caminho o inverso também ocorre quando estamos doentes nosso corpo físico influencia nosso humor, nossas emoções e assim vai...


Temos de cuidar de cada um desses nossos corpos com atenção e carinho.

Quando vibramos positivamente influenciamos os outros sub-corpos gerando paz e felicidade a nós mesmos e quem nos cercam. 


Quando vibramos de forma negativa podemos gerar sofrimento a nós mesmos e aos que nos cercam também , por isso devemos ter responsabilidade pois temos o poder de influenciar e trazer felicidade aos outros e a nós mesmos.


Agora que conhecemos os nossos corpos podemos ver o outro de forma diferente e podemos praticar a virtude da compaixão, exemplo:

se vemos que um amigo nosso está calado podemos inferir que ele pode estar se sentindo mal em um de seus 4 corpos inferiores, se uma pessoa estranha em uma fila de supermercado briga com a gente por motivo fútil podermos ver que essa pessoa está no corpo emocional sofrendo e que essa briga não é pessoal, qualquer outro que estivesse em seu caminho seria insultada por ela, podemos praticar a virtude da  compaixão ou o perdão.

Quanto mais desenvolvemos nosso Eu Superior menos sofrimento teremos nessa vida.   

                                     

NOSSO EU SUPERIOR


Todos temos um Eu Superior dentro de nós mas poucas vezes o seguimos ou estamos em contato com ele só os grandes mestres tinham esse contato mais intimo, na maior parte do dia estamos no Eu Inferior ou seja nossa personalidade, influenciada por todos tipos de  ilusões, projeções mentais, fantasias, desejos mundanos (do mundo material) é como uma máscara que cobre o nosso verdadeiro Eu ou seja nossa Alma imortal, é essa que devemos seguir, nos aconselharmos, ela deve ser como um leme do navio que navega no grande oceano da vida, se não tomamos o comando do navio ele pode ficar a deriva no oceano sem direção  totalmente sujeito a acidentes e até mesmo a afundar,  mas se pegamos o leme poderemos levar nosso navio para águas mais tranquilas.



Podemos saber se nossos pensamentos vem do nosso Eu Inferior ou do Eu Superior, se nos sentimos mal vem do Eu Inferior, os que vem do Eu Superior são aqueles que nos fazem sentir bem, seguros, felizes e em paz...

Uma boa forma de investigarmos nossos pensamentos é ver  se são pensamentos amigos, se eles nos dizem palavras que só um verdadeiro amigo nos diria, mesmo que seja uma crítica construtiva que nos levem a uma boa ação que no budismo chamamos de Ação Correta ou Reta Ação que também faz parte do Nobre Caminho Òctuplo.   

Os pensamentos bons e maus simbolicamente são representados popularmente pelo diabinho e o anjinho,  todos nós sofremos por essa divisão, os grandes mestres sabiam escolher seus pensamentos por estarem em um nível muito superior de evolução. 


OS HABITANTES DE NOSSA MENTE

Em nossa mente existem outros habitantes além de nós, nossos pais, nossos inimigos, nosso trabalho, nossos parentes problemáticos e outros mais , são muitos em nossa mente que mal podemos habitá-la, temos que retirar os habitantes indesejáveis, como podemos morar em uma casa cheia de habitantes que nos fazem sentir mau dentro de nosso próprio lar, temos de tomar posse de nossa mente, para isso temos de deixar ir esses habitantes é como o exemplo de algo ou alguém  indesejável que entra em nossa casa , se  brigarmos  eles irão ficar um longo tempo discutindo conosco, se os tratarmos muito bem eles vão gostar e ficar mais tempo então a solução é tratarmos de forma racional falando apenas o necessário, o mínimo possível com ele sem lhe darmos tanta importância assim.



SOMOS ESCRAVOS DE NOSSA MENTE


A mente é nosso senhor e nós seus escravos, qualquer um pode dizer alguma coisa e te tirar do sério, quando nos elogiam ficamos  felizes, se nos criticam ficamos com raiva,  a única saída que temos é tomarmos  posse de nossa mente fazendo com que nossa  Consciência comande nossa mente, pensando antes de agir, Buda nos mostrou  essa preciosa ferramenta que tem o poder de melhorar nossos pensamentos e ações é quando não deixamos nos levar pela emoção e nos movemos  pela razão por nossa consciência, no início é difícil mas com o tempo torna-se um hábito de sermos conscientes e um bom treinamento que temos é a consciência no corpo e respiração (vide 1ª e 2ª edição), que gera concentração e consciência. 


NOSSA MENTE INFANTIL


Nossa mente inferior é tal qual uma criança que precisa ser educada, como  estamos educando essa criança ???


podemos dizer literalmente não aos nossos pensamentos infantis a final de contas é como tivéssemos sendo dirigidos por uma criança que faz o que quer, na hora que quer e não aceita um não, podemos dizer a nós mesmos interiormente:  pode parar mente infantil eu sigo apenas a minha mente superior. 



NOSSA ETERNA LUTA INTERIOR, COMO VENCER ESSA BATALHA?


O homem comum está sempre dividido em uma mente positiva e outra negativa, começa com um pensamento positivo e logo após vem a mente inferior guiada pela nossa personalidade  colocar obstáculos.

Buda ensina que apenas devemos observar essa luta interior,   após observarmos o obstáculo, nós partimos para a transformação dessa 
formação mental negativa que segue também a Lei da Impermanência por isso ela passará mas se a agarrarmos e demorará mais tempo dentro de nós nos corroendo e minando nossa paz.



                                            
HORA DA PRÁTICA
Mario N. Iampolschi

Proponho que desde já possamos prestar mais atenção a que tipo de voz interior estamos ouvindo em diversas situações, temos a opção de escolher qual delas seguir,isso  é difícil, requer entender  de onde ela vem, é como uma auto-terapia que deve ser praticada para ter um efeito positivo.

Um monge muito sábio chamado Dom  que morava no templo budista de Santa Teresa onde frequento (já falecido) sempre em suas palestras dizia que deveríamos estarmos totalmente conscientes de nossa consciência, isto é, deveríamos observarmos os nossos pensamentos, decidirmos se eles eram bons para nós, caso contrário não deveríamos dar importância a eles apenas observá-los sem nos apegarmos a  eles.

CONVERSANDO COM O NOSSO EU SUPERIOR

Uma antiga e conceituada mestra holística com que tive a felicidade de  ter contato dizia que podemos conversar com nosso Eu Superior,  para isso temos de calar nossa mente inferior.


Podemos pedir ajuda e orientação ao nosso Eu Superior através da oração, da meditação ou do coração, a Voz do Eu Superior é a voz do nosso Coração.   


Quando a mente estiver calma peçam ajuda ou uma orientação, uma solução de algum problema, uma amenização de um sofrimento, perguntem o que desejarem,  apenas perguntem mas não esperem nenhuma resposta no inicio, ser vier ótimo, continuem orando, meditando e esse contato virá em forma de uma voz doce e suave ,  uma sensação agradável, uma intuição.


Nosso Eu Superior é nosso Eu crístico, Búdico ou Divino é nossa parte mais sábia, incorruptível das mazelas humanas, confiem apenas nessa voz, sigam apenas essa voz, abandonem os conselhos da voz da mente inferior que é guiada pelo egoismo e o desejo mundano, esse é o caminho indicado por todos os grandes mestres da humanidade.



A VERDADEIRA FELICIDADE 
Diferente daquela felicidade passageira que depende dos outros, das coisas materiais, está a verdadeira felicidade, a da Alma.

A felicidade que vem de fora é totalmente impermanente por isso nos gera sofrimento quando acaba a condição externa, por exemplo, se vamos a uma festa enquanto estamos nela nossa felicidade condicional se aflora mas quando chegamos em casa ela termina pois a condição da felicidade acabou, acima dela está nosso tesouro maior, nosso Eu  Superior.

POR QUEM NOS DEIXAMOS SER GUIADOS?


Os pensamentos inferiores são como um cego nos guiando para atravessar o transito da vida, corremos risco de sermos atropelados pelas emoções negativas.

Tentem isso e vejam como se sentem ao escolherem seus pensamentos,
quando escolhemos nossos pensamentos que vem do nosso Eu Superior somos bem orientados e conseguimos seguir uma reta ação rumo a felicidade.


NOSSO MUNDO É MENTAL 

Grandes mestres nos falam sobre isso e não precisamos sermos um cientista ou um grande sábio para sabermos disso basta observarmos os bens sucedidos na vida seja no lado material ou espiritual as suas posições mentais, através da mente podemos construir nossa vida, experimentem determinar o que desejam usando esse poder mental ele acaba criando um ser, uma energia, aproveitem essa poderosa ferramenta, lembrem das vezes que usaram esse poder de forma positiva e consciente e sejam felizes... 



AS FERRAMENTAS PARA SERMOS FELIZES



O Momento Zen nos dá diversas ferramentas, mas , quem tem que usá-las, somos nós mesmos.

Se eu pudesse dar uma única ferramenta para os amigos leitores, diria:

VIVAM COM PRAZER E FELICIDADE O MOMENTO PRESENTE. 

Esse prazer que traz consigo a consciência e a pura atenção ao aqui e agora, gera concentração no momento presente.

DEIXEM A LOUCURA DE LADO.

Não existe prazer nem felicidade no futuro ou passado, o primeiro é mera especulação e o outro já passou.

SÓ EXISTE UM MOMENTO PARA SERMOS FELIZES:

O AQUI E AGORA, NESSE MESMO INSTANTE,

O MOMENTO PRESENTE !



                                                                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário